como escolher

O dermatologista tem uma formação ampla e diversificada. Além dos anos de graduação em Medicina, ele cursa um período de residência médica e isto amplia o conhecimento específico no diagnóstico e tratamento da pele.

Além disso, somente os médicos especialistas podem solicitar o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). Trata-se de um registro que comprova que ele se especializou em determinado assunto. Com o registro poderá identificar-se como médico especialista.

Infelizmente, nem todos os profissionais que se anunciam como dermatologistas são, de fato, especialistas no tema. Médicos que não possuem RQE não podem se intitular especialistas.

Como escolher um profissional?

O acompanhamento médico de rotina é a melhor forma de manter a saúde e prevenir doenças. Por isso, a pele, maior órgão do corpo humano, não pode ser tratada de maneira superficial. Há intervenções que parecem procedimentos simples, mas podem causar danos permanentes se forem mal indicadas, ou realizadas por pessoas não capacitadas. O diagnóstico preciso, precoce e correto de doenças de pele, bem como procedimentos estéticos devem ser feitos por Dermatologistas qualificados.

No site da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia você pode conferir se o profissional é ou não especialista. Fique atento!

Eloísa U. Schmitt Botton
Médica Dermatologista
CRM 34390
RQE 26246