examinar

 

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano e o câncer da pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. É preciso saber reconhecer os primeiros sinais de alerta para o câncer da pele. Ao examinar periodicamente o corpo dos pacientes o dermatologista identifica lesões suspeitas de câncer da pele, usando o diagnóstico por imagens e exames não invasivos.

Se você tem sinais ou pintas pelo corpo, pele, cabelos ou olhos claros, um familiar com histórico de câncer de pele, costuma se queimar ou ficar vermelho ao sol e já teve queimaduras solares faça uma avaliação da sua pele com seu dermatologista! O dermatologista fará um exame chamado dermatoscopia. Neste exame, os sinais são avaliados com a ajuda de um aparelho, o dermatoscópio, que permite a análise detalhada das estruturas internas da pele, permitindo a distinção entre lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas para o câncer da pele, e indicando ou não a necessidade de remoção cirúrgica. Estudos comprovam que, quando o dermatologista vigia rotineiramente a pele de seus pacientes, acaba detectando o câncer de pele inicial e isso significa a cura para o paciente.

Além disso, sendo conhecedor das características da pele e do estilo de vida de seus pacientes, o dermatologista tem condições de indicar estratégias e produtos para fotoproteção que se adaptem ao perfil de cada paciente.

Calculadora de risco para câncer da pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma Calculadora de Riscos para câncer da Pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro.

Acesse aqui a Calculadora de Riscos para Câncer da Pele

Atenção: a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.

 

Eloísa U. Schmitt Botton
Médica Dermatologista
CRM 34390
RQE 26246