cirurgia refrativa

 

Se você tem um erro refrativo como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia, a cirurgia refrativa pode eliminar ou diminuir muito a necessidade de uso de óculos e lentes de contato, trazendo mais qualidade de vida para quem é dependente de correção óptica. Nadar, andar de bicicleta e praticar diversos esportes pode ser muito melhor com a visão mais clara sem óculos.

É um procedimento considerado rápido e seguro, que dispensa a necessidade de internação pois é feita através de um equipamento chamado Excimer Laser que utiliza uma luz ultravioleta para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos, como a Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.

O Dr Bruno Botton é membro da equipe do Santa Maria Laser Center, que oferece os melhores equipamentos em cirurgia refrativa a Laser para uma vida mais independente de óculos ou lentes de contato. Cirurgia personalizada com frente de onda e “Aberration-Free” com Excimer Laser Schwind Amaris e Tomógrafo Corneano Schwind Sirius para o melhor resultado em cirurgia de miopia, astigmatismo, hipermetropia e correção da presbiopia (vista cansada).

Há preocupação integral com a qualidade dos serviços prestados e principalmente, com a satisfação e segurança dos pacientes.

Através do que existe de mais moderno e confiável em cirurgia de miopia, astigmatismo e hipermetropia: Excimer Laser Amaris, Tomógrafo de Córnea Sirius e microcerátomo Moria SBK-OUP (para LASIK). Este último, um dos poucos equipamentos que possibilitam fazer um “flap” muito fino, de 100 micra, o qual permite mais segurança e cirurgia de graus mais altos com a técnica de LASIK.

Seja qual for a sua dificuldade: miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, a solução para seu problema de visão pode estar ao alcance.

 

Algumas dúvidas e respostas sobre a cirurgia refrativa:

  • Todos podem fazer a cirurgia a laser nos olhos?

É necessário ter um histórico ocular do paciente e que esse se submeta a uma consulta oftalmológica com exame completo. O ideal é que os pacientes tenham idade superior a 21 anos, ausência de doenças oculares ou doenças sistêmicas, estabilidade de grau por pelo menos 1 ano e que não estejam em gestação.

 

  • Existem riscos na cirurgia a laser?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia refrativa a laser tem riscos , mas são raros e são mais encontrados no pós-operatório do que durante o procedimento.

 

  • Cirurgia a laser nos olhos dói?

Não. A cirurgia refrativa a laser é extremamente eficaz, indolor e confortável, necessitando apenas de poucas gotas de um colírio anestésico. É comum uma leve sensação de areia nos olhos, logo após a cirurgia.

 

  • Quanto tempo dura a recuperação da cirurgia ocular a laser?

É normal que em até dois dias depois da cirurgia você já esteja apto para voltar às suas atividades de rotina normalmente.

 

  • Em quanto tempo sentirei o efeito da cirurgia?

A maioria das pessoas alcançam resultados e melhoras na visão logo após a cirurgia. Mas para sentir uma grande diferença na visão, o tempo normal é de duas a três semanas.

 

  • Posso operar os dois olhos no mesmo procedimento?

Sim. É totalmente seguro fazer a cirurgia refrativa a laser nos dois olhos. Lembrando que neste caso, após o procedimento, o cuidado deve ser redobrado.

 

  • É possível que o problema volte após a cirurgia a laser?

As situações são raras e as chances são mínimas, mas os casos são particulares. Tudo vai depender do seu histórico ocular e do procedimento que poderá ser efetuado.

 

  • É necessário algum tratamento após a cirurgia?

As situações são variadas. Podem ocorrer situações leves ou importantes de desconforto do paciente. Sendo assim, ele precisará estar em contato com o oftalmologista para saber as medicações e os colírios adequados, nas doses certas. É importante lembrar que neste, como em quaisquer outros casos, a automedicação não é indicada.

 

  • Posso praticar esportes após a cirurgia?

O indicado é que os esportes com interação de outras pessoas e objetos sejam evitados por pelo menos duas semanas após a cirurgia refrativa a laser. Atividades sem contato físico e sem exposição ao cloro podem ser retomadas após uma semana.

 

  • Até qual qual grau a cirurgia pode corrigir?

– Miopia até 12D
– Astigmatismo até 6D
– Hipermetropia até 6D
A correção depende de vários outros fatores, como curvatura e espessura da córnea, além do grau e o Dr Bruno Botton poderá avaliar qual a melhor opção.

 

  • É possível realizar a cirurgia para presbiopia/vista cansada?

Se você está com dificuldade com a visão de perto, pode estar apresentando a presbiopia (vista cansada), comum a partir dos 40 anos de idade. Este é um processo inevitável com a idade, em que o cristalino se torna mais rígido e há necessidade de usar óculos para perto.

O tratamento da presbiopia se faz com lentes de contato ou óculos, mas, para as pessoas que acham a dependência dessas correções um obstáculo para seu estilo de vida, é possível fazer uma cirurgia para restaurar a visão de perto.
Há várias opções para correção da visão de perto, entre eles a correção cirúrgica na córnea ou a cirurgia de catarata com implante de lentes multifocais. Com cirurgia a laser, em torno de 90% dos pacientes conseguem ficar sem óculos a maior parte do tempo. Se você já usa lentes de contato para perto, a cirurgia tem ainda maior chance de sucesso e de independência dos óculos.

 

  • Posso corrigir um grau residual após a realização de cirurgia de catarata?

Após a cirurgia de catarata, pode ficar um grau residual de óculos que é possível corrigir com cirurgia a laser. Esse procedimento pode deixa-lo mais independente do uso constante dos óculos e restaurar a visão sem óculos para o mais próximo do normal. Pode ser realizado um LASIK ou PRK, conforme o estado de saúde ocular e os desejos do paciente. Essa correção está especialmente indicada em casos de lentes multifocais, em que mesmo um pequeno grau de pode causar baixa de visão.

 

O Dr Bruno Botton é médico oftalmologista com especialização/fellowship em cirurgia do segmento anterior (córnea e anexos), com residência médica em transplante de córnea.

Mais informações no site:
www.clinicabotton.com.br
http://www.smlasercenter.com.br/