anel ferrara

O ceratocone é uma doença da ectasia corneana caracterizado por processo não inflamatório de afinamento da córnea, pode se apresentar em um ou ambos os olhos, e normalmente é percebido na adolescência ou no adulto jovem, em inúmeros casos esta assume o formato cônico. Este formato causa a má refração dos feixes luminosos que chegam aos olhos na direção da retina causando distorções a visão.

O anel de Ferrara é uma opção para o tratamento do ceratocone, podendo evitar a necessidade de transplante de córnea em muitos casos, é fabricado em PMMA, um material acrílico inerte e biocompatível e utilizado há décadas.

Sua função é regularizar a superfície da córnea, melhor a acuidade visual corrigida e não corrigida, diminuir o astigmatismo e tentar diminuir a progressão do ceratocone.

Entre as suas vantagens estão:

Baixo índice de complicações. Preservação da estrutura da córnea, baixíssima taxa de complicações permitindo a 95% dos pacientes operados a rápida reintegração `as suas atividades diárias.

Reversibilidade. Permite que a córnea retorne as dimensões apresentadas antes da cirurgia acaso um segmento de Anel tenha sido removido.

Reajustabilidade. Através da troca ou reposicionamento de segmento, em alguns casos, foi possível corrigir-se hipercorreções.

Alta taxa de satisfação dos pacientes. Como é uma técnica ortopédica, o Anel de Ferrara corrige deformidades da córnea recuperando a curvatura fisiológica. Após a cirurgia, é possível corrigir-se ametropias residuais com as correções ópticas convencionais ou lentes de contato.

Retardamento e/ou estabilização a progressão do cone.

Não existe idade mínima para a realização do procedimento, o que contribui para a redução da esperas por transplante de córnea. (30% ou mais deles são atribuídos a casos de ceratocone)

Associações. Pode ser realizado em associação com outros procedimentos como adaptação de lentes de contato e lentes intra-oculares, retardando ou evitando o transplante de córnea.

Bruno Botton
Médico Oftalmologista