Durante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam a remoção da oleosidade natural da pele, diminuindo o manto de lipídeos que retêm a umidade na nossa pele.

Os cabelos também precisam de cuidados especiais nessa época do ano. Neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba agredindo o couro cabeludo e diminuindo a lubrificação dos fios.

pele inverno

 DICAS PARA CUIDAR DA PELE  E DO CABELO NO INVERNO

✔ Use protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados.

Se você ficar a maior parte do dia em local coberto, use um protetor solar com cor (base) para proteger-se também contra a luz visível.

✔ Nunca durma sem limpar a pele e retirar a maquiagem.

✔ Use um hidratante para o corpo e um anti-age específico para seu tipo de pele e idade. Passe o hidratante logo depois do banho, pois isso facilita a absorção do creme.

✔ Beba no mínimo 2 litros de água. Lembre-se que a hidratação mais importante acontece de dentro para fora.

✔ Evite banhos quentes e muito demorados, se ensaboar demais e usar buchas ou esponjas. A água muito quente causa o envelhecimento precoce da pele, além de ressecá-la.

✔ Evite também os sabonetes abrasivos e anti-sépticos, dê preferência aos sabonetes suaves.

✔ Use hidratantes labiais. O ressecamento dessa região também facilita a instalação de rugas. Procure formulações que associam filtro solar ao hidratante para lábios e reaplique duas ou três vezes durante o dia.

✔ Utilize um shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo. Pode-se usar máscaras capilares semanalmente.

✔ ️Evite água quente nos fios, utilize sempre água morna. A água quente é um dos principais inimigos do cabelo. Desidrata os fios, aumenta a quebra e a queda, além de provocar descamação no couro cabeludo e facilitar o aparecimento de dermatite seborreica na raiz.

✔ Não abuse do secador! O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente provoca o enfraquecimento e a quebra dos fios.

✔ Não durma com os cabelos molhados. A raiz úmida facilita a instalação de fungos e seborréia, além disso, o cabelo torna-se fraco e quebradiço.

✔ Lave corretamente: lave a cabeça com calma, sem esfregar. Procure fazer uma massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Isso ajuda a ativar a circulação e a oxigenação da raiz.

✔ Para amenizar os danos causados pelo aquecimento do secador, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico e finalize com um leave in ou reparador de pontas.

✔ Enxague bem os fios! Os cabelos devem ser enxaguados corretamente, ou seja, sem deixar condicionador acumulado.

✔ Tenha uma alimentação saudável e variada.

✔ Evite álcool e fumo.

✔ Não esqueça de proteger e hidratar as regiões do colo, pescoço e dorso das mãos. A maioria dos produtos indicados para face podem ser aplicados nessas áreas também.

 

PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS

O inverno é uma ótima época para realizar tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como microagulhamento, peelings, tratamentos a laser e Luz Intensa Pulsada.

ATENÇÃO! Cuidar da pele é sinal de beleza mas também de saúde!

Se você tem sinais ou pintas pelo corpo, pele, cabelos ou olhos claros, um familiar com histórico de câncer de pele, costuma se queimar ou ficar vermelho ao sol e já teve queimaduras solares faça uma avaliação da sua pele com seu dermatologista! O dermatologista fará um exame chamado dermatoscopia. Neste exame, os sinais são avaliados com a ajuda de um aparelho, o dermatoscópio, que permite a análise detalhada das estruturas internas da pele, permitindo a distinção entre lesões benignas, suspeitas ou altamente suspeitas para o câncer da pele, e indicando ou não a necessidade de remoção cirúrgica. Estudos comprovam que, quando o dermatologista vigia rotineiramente a pele de seus pacientes, acaba detectando o câncer de pele inicial e isso significa a cura para o paciente.

 

Eloísa Unfer Schmitt Botton
Médica Dermatologista
CRM 34390
RQE 26246